Projetos

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Localização: Minas Gerais, Brasil

Estudo de procura de passageiros e de carga, de movimentação de aeronaves e de receitas acessórias do Aeroporto Internacional de Confins (Belo Horizonte)

A Engimind Consultores desenvolveu os estudos de apoio à concessão dos principais aeroportos brasileiros, de entre os quais se destaca o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido por Aeroporto de Confins. O Aeroporto de Confins é o principal aeroporto de Minas Gerais e o quinto aeroporto mais movimentado do Brasil, com uma movimentação anual de cerca de 13 milhões de passageiros.

O estudo abrangeu o cálculo de estimativas de demanda de movimentação de passageiros, de carga e de aeronaves, assim como a projeção das receitas acessórias do aeroporto.

Para além do cálculo das estimativas futuras, o projeto envolveu uma caracterização detalhada da situação atual com o cálculo de diversos indicadores operacionais de onde se destacam: total de passageiros movimentados, total de pousos de aeronaves e fatores de pico mensal, semana e diário, entre muitos outros.

As estimativas movimentação de passageiros e aeronaves foram desagregadas em passageiros regulares (domésticos e internacionais) e não regulares (domésticos, internacionais e aviação geral) em cenários com e sem restrições de crescimento. Por seu lado, as estimativas de transporte de carga foram também desagregadas de acordo com a sua tipologia e tipo de mercado.

A receitas acessórias (não aviação) incluem as atividades de loja franca (duty free), áreas comercias, restauração e estacionamento. Para estas atividades foi um benchmarking com outros aeroportos, tendo sido calculadas as respetivas estimativas de receitas para todo o período de concessão.

As estimativas de demanda serviram de base ao dimensionamento das áreas aeroportuárias e também à construção do modelo de negócio para todo o período de concessão da operação do aeroporto.