Estudo de procura de passageiros e de carga e de movimentação de aeronaves do Aeroporto Internacional de S. Gonçalo de Amarante
A Engimind Consultores desenvolveu os estudos de apoio à concessão dos principais aeroportos brasileiros, de entre os quais se destaca o Aeroporto Internacional Natal, localizado em S. Gonçalo do Amarante. O Aeroporto Internacional de Natal movimenta anualmente cerca de 6 milhões de passageiros, sendo um importante hub nas ligações para o nordeste brasileiro.
O estudo abrangeu o cálculo de estimativas de demanda de movimentação de passageiros e de carga, assim como a projeção das respetivas movimentações de aeronaves.
Para além do cálculo das estimativas futuras, o projeto envolveu uma caracterização detalhada da situação atual com o cálculo de diversos indicadores operacionais de onde se destacam: total de passageiros movimentados, total de pousos de aeronaves e fatores de pico mensal, semana e diário, entre muitos outros.
As estimativas movimentação de passageiros e aeronaves foram desagregadas em passageiros regulares (domésticos e internacionais) e não regulares (domésticos, internacionais e aviação geral) em cenários com e sem restrições de crescimento. Por seu lado, as estimativas de transporte de carga foram também desagregadas de acordo com a sua tipologia e tipo de mercado.
As estimativas de demanda serviram de base ao dimensionamento das áreas aeroportuárias e também à construção do modelo de negócio para todo o período de concessão da operação do aeroporto.