O Projeto de Execução elaborada pela Engimind visou o reperfilamento da via de ligação Ouressa-Portela de Sintra (Município de Sintra) e compreendeu a criação de um circuito pedonal e a criação de uma ciclovia na freguesia de Algueirão, Mem Martins e União de Freguesias de St.ª Maria e S. Miguel, S. Pedro e S. Martinho.
O percurso da ciclovia localiza-se entre a Estação de Caminho de Ferro da Portela de Sintra e a Praceta Serpa Pinto em Ouressa, numa extensão aproximada de 2800 m e irá situar-se do lado esquerdo da via que liga estas duas povoações.
O desenvolvimento deste percurso ciclável previu apenas a implementação de pistas bidirecionais segregadas, quer do automóvel quer do peão, tendo sido admitida a sua coexistência apenas em situações pontuais. Esta intervenção visou a marcação dos referidos percursos, individualizando-os de uma forma clara recorrendo a um pavimento diferenciado e o mais uniforme possível, atendendo ao contexto onde se insere, de forma a garantir em simultâneo a segurança de peões e ciclistas.
Neste estudo considerou-se a pista bidirecional com uma largura mínima de 2.10m, nas zonas mais condicionadas e de 2.25m nas restantes.
A implementação das pistas será efetuada na maioria do traçado à cota da faixa de rodagem, seguindo a pista ao lado da via de circulação rodoviária.
Foram consideradas 3 tipologias para a implantação dos percursos cicláveis em função do tipo de espaço público, do espaço disponível, na faixa de rodagem, à cota do passeio e em zonas verdes. A marcação da pista será feita através da aplicação de um pavimento diferenciado colorido, sobre betuminoso.