Projetos

Ligações ferroviárias ao Algarve (incluindo Alta Velocidade)

Localização: Portugal

Estudo de procura das ligações ferroviárias ao Algarve (incluindo Alta Velocidade)

O estudo teve como objectivo a análise das ligações ferroviárias e Lisboa ao Algarve, na situação actual e em três cenários futuros de desenvolvimento da rede ferroviária, incluindo a consisderação da implementação do serviço de Alta Velocidade Ferroviária (TGV).

Foi desenvolvido um modelo multi-modal com recurso ao software PTV VISUM, com base no resultado dos trabalhos de campo; o modelo foi inicialmente construído para replicar as condições de funcionamento da rede viária no período fora do verão (9 meses), tendo posteriormente incorporado as condições respeitantes ao período de verão (3 meses) determinando-se os valores definitivos relativos ao tráfego médio diário.

Posteriormente, procedeu-se a modelação da situação futura ao nível das alterações previstas no sistema de transportes na região, tendo em atenção as matrizes de procura multimodal, com o objectivo de determinar previsões de tráfego nos diversos cenários estudados bem como os impactes no desempenho das redes alternativas. Foram determinadas as externalidades associadas aos diversos cenários futuros.

O estudo permitiu o cálculo dos seguintes indicadores:

  • Projeções da procura de passageiros para as ligações ferroviárias ao Algarve;
  • Avaliação dos seus efeitos nas redes concorrentes;
  • Aferição das condições de funcionamento da rede em estudo;
  • Estimativas de receitas;

Avaliação do impacte das externalidades ligadas à mobilidade (emissões atmosféricas, poluição sonora e sinistralidade) e das performances do sistema de transportes, a nível de quantificação de tempos de viagem e de distâncias percorridas.