Projetos

Linha Férrea de Nampula

Localização: Nampula, Moçambique

Avaliação das interferências urbanas da Linha Férrea de Nampula

Na cidade de Nampula em Moçambique verifica-se uma elevada ocupação pela população dos terrenos localizados ao longo da linha férrea e até da própria linha o que torna difícil e perigosa a circulação ferroviária. A nova operação e aumento da circulação ferroviária na cidade de Nampula irá introduzir um conjunto de impactos na mobilidade da população residente no que se refere ao normal funcionamento dos fluxos de tráfego existentes e nas condições de segurança de pessoas e bens.

Estes impactos traduzem-se normalmente no aumento da insegurança de pessoas, pela necessidade de transposição do corredor ferroviário (passagem de nível) como ao nível das interrupções ao tráfego que circula nos corredores viários ou infra-estruturas de transporte existentes na proximidade da linha ferroviária.

A Engimind desenvolveu o estudo de avaliação das interferências urbanas da Linha Férrea de Nampula em Moçambique, com o objectivo de avaliar as soluções mais adequadas para minimizar os impactos consequentes da nova operação na linha ferroviária no atravessamento da cidade de Nampula.

Para tal, foram recolhidos dados de tráfego no local por forma a caracterizar o padrão de deslocações ao longo da extensão da linha ferroviária na forma de matrizes de descloação origem-destino, tendo sido posteriormente desenvolvidos modelos de tráfego utilizando o software PTV VISUM que possibilitaram a obtenção de indicadores de desempenho viário para as soluções geométricas propostas nas distintas passagens de nível e consequente avaliação da sua adequabilidade.