Projetos

Metro Ligeiro de Goiânia

Localização: Goiás, Brasil

Estudo de procura do sistema de Metro Ligeiro de Goiânia

A Engimind Consultores fez um estudo de procura para a implementação do Metro Ligeiro no Eixo Anhanguera em Goiânia, capital do estado de Goiás e 2ª cidade mais populosa do centro-oeste, agregando cerca de 2,1 milhões de habitantes na sua região metropolitana.

A Região Metropolitana da Goiânia é servida pela Rede Municipal de Transportes Coletivos (RMTC) que atende 18 municípios e possui 270 linhas de ônibus. O seu sistema de transporte coletivo está centrado no Eixo Anhanguera, utilizado por cerca de 200.000 passageiros por dia útil e onde opera a Metrobus Transporte Coletivo S/A na modalidade de Bus Rapid Transit (BRT) com uma frota operacional de 90 ônibus articulados e biarticulados.

O Metro Ligeiro irá substituir o sistema de BRT em operação, procedendo-se também à requalificação do espaço urbano ao longo dos seus 14km e das infraestrutura de apoio ao sistema de transporte, de onde se destacam as 17 estações previstas (das quais 5 serão terminais de integração). A operação terá um intervalo entre trens estimado em 3 minutos nas horas de pico e um tempo de percurso total de 34 minutos, ao que corresponde uma redução de cerca de 20% do tempo de deslocação.

Através da caracterização do sistema de transportes coletivos em operação e a compilação de dados territoriais, demográficos, socioeconómicos e taxa de motorização, definiu-se um zoneamento em torno do Eixo Anhanguera. Com base na tendência de ocupação urbana e de evolução do sistema de transporte, estabeleceu-se um cenário para integrar a RMTC nos 5 terminais de integração do sistema de Metro Ligeiro.

O estudo de procura, desenvolvido com recurso ao software PTV VISUM, teve como principais objetivos o cálculo do número de passageiros, a definição do conceito operacional do sistema e o cálculo das estimativas de receitas tarifárias ao longo do período de concessão de 30 anos. Adicionalmente, procedeu-se ao cálculo de diversos indicadores de desempenho do sistema, destacando-se: total de passageiros transportados por hora de pico, dia e ano, passageiros por sentido, passageiros por estação, frequência de serviço, tipo de título de transporte, capacidade de transporte e velocidade comercial, entre muitos outros.