Estudo de procura do Metropolitano de Porto Alegre
A Engimind Consultores elaborou os estudos de procura para o metropolitano de Porto Alegre, com 15 estações e uma extensão de cerca de 16 km.
O estudo teve como principais objetivos o cálculo do número de passageiros, a definição do conceito operacional do sistema e o cálculo das estimativas de receitas tarifárias ao longo do período de concessão de 30 anos.
O desenvolvimento do estudo abrangeu a realização de pesquisas de campo, com a realização de inquéritos origem/destino, pesquisas de frequência e ocupação visual dos autocarros, contagens de embarque e desembarque de passageiros em paragens, medições de tempos de percurso e contagens veiculares.
O estudo foi baseado no desenvolvimento de um modelo de transportes utilizando o software PTV VISUM, o qual agrega informação relativa à oferta e à procura dos sistemas de transporte coletivo, dados socioeconômicos e demográficos, ocupação e usos do solo e valorização e preferências da população nas suas deslocações. Uma vez calibrado o modelo de transportes para a situação atual, é possível proceder à simulação de qualquer cenário alternativo, avaliando os seus impactos antes da sua efetiva implementação.
O estudo envolveu o desenvolvimento de cenários futuros combinando a operação do metro e do restante sistema de transportes, as tendências de desenvolvimento urbano e de usos do solo e a evolução dos padrões de mobilidade, os quais foram avaliados com base em diversos indicadores de desempenho. De entre os indicadores avaliados, destaca-se: total de passageiros transportados por hora de pico, dia e ano, passageiros por sentido, passageiros por estação, frequência de serviço, tipo de título de transporte, capacidade de transporte e velocidade comercial, entre muitos outros.