Uma Praça em Cada Bairro chega ao Lumiar | Projeto Rodoviário Engimind

17-06-2016

 Topo norte da Alameda das Linhas de Torres vai transformar-se numa zona de lazer. Espaço pedonal vai ser reabilitado.

O projeto Rodoviário foi elaborado pela Engimind, mais uma colaboração inserida no programa municipal Uma Praça em Cada Bairro.

A Alameda das Linhas de Torres, no Lumiar, vai sofrer durante os próximos meses duas intervenções de reabilitação do espaço público. A mais relevante, no topo norte da Alameda, vai mudar a face do espaço junto ao Mercado do Lumiar, onde se situa a antiga junta de freguesia.

A  intervenção na zona que faz a ligação entre a Alameda e a Estrada da Torre vai criar um “espaço de lazer e estadia” numa área que atualmente é ocupada, em boa parte, por uma zona de estacionamento em terra batida – ainda uma herança das obras de construção do Eixo Norte-Sul, há mais de uma década, e que desde então não foi intervencionada. O projeto inclui a criação de equipamentos desportivos, um parque infantil, quiosques e esplanadas, obras que serão acompanhadas do redimensionamento dos passeios.

De acordo com Pedro Delgado Alves, presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, uma das alterações que a obra pretende promover passa pela “alteração dos perfis de estacionamento” na zona. “Sofremos muito com o estacionamento de pessoas que vêm de fora da cidade e deixam aqui o carro para apanhar o metro”, diz ao DN, acrescentando que esta foi uma das principais preocupações expressa pelos residentes ao longo da discussão pública do projeto.

Resultado disso, a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa vai passar a marcar presença na nova praça e áreas adjacentes: “O objetivo é ter a EMEL ali e junto às entradas do metro para dissuadir o estacionamento de quem vem de fora e deixa o carro” na freguesia. O que se pretende, acrescenta o também deputado socialista, é que os automobilistas passem a deixar os carros “junto às entradas do metro fora da cidade”.

Fonte: DN